Outlet versus fast fashion
Em
tempos de crise e austeridade financeira é prioridade para qualquer pessoa que
tem um pouco de bom senso, pensar duas vezes antes de sair de casa para
estourar seu cartão de crédito ou arrebentar sua conta corrente. Isto inclui os
fashionistas, descolados, Guy cool, it girls e consumistas de plantão.
A
questão é como se atualizar e ser uma pessoa antenada sem ir à falência? Acredite ou não, isto é uma coisa difícil para
algumas pessoas, bem; os brechós são uma opção legal, mas não é a única. As
outlets e as fast fashions acabam agradando o bolso de qualquer um, e permite
se manter atualizado. Mas quais são os prós e contras de cada um?
Como
já diz o nome fast fashion, ou seja, moda rápida, o "rápida" em questão é o tempo
de vida da peça. O preço é atraente, mas o material não é lá essas coisas, e as
vezes o corte costuma não ser tão legal assim.
O que torna as lojas de departamentos como a C&A, Renner e a Riachuelo
atraente é o fato delas traduzirem para o grande público as tendências atuais da
moda. Mas nem tudo é o que parece ser, vamos lembrar que a produção é em alta escala e por isso o custo final se torna mais acessível. Isto influencia diretamente na qualidade da peça! Em alguns
casos há existência até quase de trabalho escravo como é o caso da Zara.
Por
outro lado há muitas coleções que são assinadas por estilistas de renome como Alexandre
Herchcovitch, Reinaldo Lourenço, Cris barros e Sergio K. Mesmo
a rede de hiper supermercado como o Extra
que sempre na sua linha de
vestuário era visto como altamente descartável e de gosto duvidoso, no ano de 2012 investiu em uma coleção assinado por Marcelo Sommer. Se a ideia de estar sempre
renovando seu guarda roupa lhe agrada, as lojas de departamentos são uma ótima
pedida. Ou se você é adepto(a) do Hi-Low( combinar num look uma peça sofisticada
com uma peça baratinha), então neste sentido as lojas fast fashion comprem bem o seu papel.
Mas a
coleção mais memorável de uma fast fashion foi coleção Stella Mccartney para
C&A, pessoas que jamais entrariam numa loja de departamento, entraram só por
causa desta coleção. Ou seja, o perfil do consumidor de fast fashion é outro.
Hoje o consumidor é mais exigente e ansioso por consumir novos conceitos e
ideias.
Na outra
ponta se encontrão as outlets que são até mais caras que as fast fashion mas
mesmo assim são bem mais em conta que as lojas normais. É um fenômeno que está se
espalhando pelo Brasil, que já era algo comum lá fora. Muitas marcas investem neste
novo seguimento de consumo, entre elas: Ellus, Nike, Adidas, Vrmenswear e Le
Lis. etc. As outlet não são bem um paraíso de consumo barato, e muitas vezes também a
grade de tamanho não está completa, e por fim os preços de algumas marcas não estão tão distantes
da loja normal. Mas o grande barato de uma outled é a garimpagem
de peças, você sempre tem a chance de encontrar aquela que não conseguiu
comprar há duas coleções por um preço mais baixo. Por outro lado há peças que
cai em desuso, basta lembrar o que era a calça saruel há cinco anos atrás e o que
é hoje!
Fica o último conselho, pense bem o quanto você pode gastar e principalmente se pergunte
o que você realmente está precisando no momento. Se você tem muitas camisas
xadrez então pense em uma camisa jeans, se tem muitos shorts e saias jeans pense
em uma saia ou short de alfaiataria, se seu guarda roupa está lotado de
moletons e jaquetas está na hora de comprar um blazer ou um cardigã, se você
tem caixas e mais caixas de sandálias, rasteirinhas e botas quem sabe sua
próxima compra não seja um sneaker (tênis retrô) ou tênis yatch. Fica aqui o recado, e boas compras!!!!!!
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